Borso del Grappa - Itália

Borso del Grappa - Itália
Borso del Grappa - Itália

Mudança de pátria

   

                                 Imigrantes

A imigração tornou-se mais acentuada a partir de 1880, quando então se aproximava o fim da escravidão no Brasil. Devido à necessidade de mão de obra, muitos fazendeiros recorriam a outros países para preencherem as lacunas deixadas pelos escravos. A notícia correu o mundo levando as melhores imagens da possibilidade de aventureiros se enriquecerem com o trabalho em terras brasileiras. 

Principais causas da Imigração
No principio do século XIX ocorreram grandes modificações políticas e econômicas na Europa. Terminada as guerras napoleônicas, o Congresso de Viena – 1814/1815 – estabeleceu arbitrariamente novos estados, formas de governo e alianças, sem escutar os povos a eles submetidos.
Assim, a Itália se viu dividida em sete Estados soberanos, surgindo, em conseqüência, o ideal da unificação. Esta foi obtida apenas em 1870, graças a Vitor Emanuel II, O Primeiro Ministro Cavour e o revolucionário Giuseppe Garibaldi. Terminada a luta, o sonho de paz e prosperidade foi substituído por uma dura realidade, batalhões de desempregados e camponeses sem terras não tendo como alimentar a si nem as suas famílias. A revolução industrial, com o advento das máquinas, substituíra o trabalho do homem, com muito mais lucro e perfeição.
A solução foi emigrar em busca de terras ricas e não exploradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário