Borso del Grappa - Itália

Borso del Grappa - Itália
Borso del Grappa - Itália

Alojamentos

Os imigrantes eram alojados na precária hospedaria da cidade ou, quando possível, eram imediatamente colocados em um trem que, partindo do próprio porto, os conduzia até a cidade de São Paulo.
O governo do estado sensibilizado com as dificuldades encontradas pelos imigrantes que diariamente aportavam ao país criou a casa do imigrante, para receber todo o viajante que chegava. Ao aportar em Santos os imigrantes eram levados até São Paulo para serem alojados na Hospedaria dos Imigrantes.

 Lá eram registradas suas chegadas e encontravam as condições para se refazerem da longa viagem que foram submetidos. Ao chegarem à Hospedaria, os imigrantes dispunham de cuidados médicos, alimentação e um local para repouso, conforto material que dificilmente compensava as agruras de uma viagem tumultuada e, muitas vezes, trágica. Para o conforto espiritual contavam com uma capela e a outras religiões era facultada a liberdade de culto. Através de orações, cânticos e oferendas, aquelas pessoas conseguiam forças para continuar na nova vida que os aguardava e até mesmo para manter uma unidade cultural.

As dificuldades foram aos poucos sendo superada, a falta de dinheiro, a falta de provisões alimentícias, o entendimento da nova língua que teriam que dominar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário