Borso del Grappa - Itália

Borso del Grappa - Itália
Borso del Grappa - Itália

Principais causas da Imigração


Principais causas da Imigração
No principio do século XIX ocorreram grandes modificações políticas e econômicas na Europa. Terminada as guerras napoleônicas, o Congresso de Viena – 1814/1815 – estabeleceu arbitrariamente novos estados, formas de governo e alianças, sem escutar os povos a eles submetidos.
Assim, a Itália se viu dividida em sete Estados soberanos, surgindo, em consequência, o ideal da unificação. Esta foi obtida apenas em 1870, graças à Vitor Emanuel II, O Primeiro Ministro Cavour  e o revolucionário Giuseppe Garibaldi. Terminada a luta, o sonho de paz e prosperidade foi substituído por uma dura realidade, batalhões de desempregados e camponeses sem terras não tendo como alimentar a si nem as suas famílias. A revolução industrial, com o advento das máquinas, substituíra o trabalho do homem, com muito mais lucro e perfeição.
A solução foi emigrar em busca de novas terras não exploradas e ricas.

Navios de grandes calados foram destinados para o transporte de imigrantes interessados pela nova terra. Durante a longa viagem não tinham quaisquer confortos. Muitos se misturavam com as mercadorias embarcadas. A viagem durava cerca de vinte e cinco dias para fazer a travessia do oceano Atlântico. As péssimas condições em que viajavam deixavam-nos doentes e fracos.

Imigrantes

A imigração tornou-se mais acentuada a partir de 1880, quando então se aproximava o fim da escravidão no Brasil. Devido à necessidade de mão de obra, muitos fazendeiros recorriam a outros países para preencherem as lacunas deixadas pelos escravos. A notícia correu o mundo levando as melhores imagens da possibilidade de aventureiros se enriquecerem com o trabalho em terras brasileiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário